Imagens divulgadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), registradas nas proximidades de algumas escolas da capital baiana, mostram infrações nas normas de segurança do transporte de crianças. [Assista vídeo acima]
Em três imagens, os menores são vistos sendo transportados em porta-malas de carros. Em outra foto é possível ver uma criança transportada no banco da frente, sem cinto e no colo de uma pessoa.
Outros flagrantes são de crianças levadas sem cinto em vans de transporte escolar e desembarcando dos veículos pelo lado da pista, e não da calçada.
Em um período de 40 minutos, na frente de uma escola no bairro de Nazaré, os agentes da Transalvador multaram dez motoristas, durante fiscalização. Em todos os casos, as crianças não estavam nas cadeirinhas ou assentos obrigatórios, ou estavam sem o cinto de segurança.
O desrespeito às normas de segurança no transporte infantil, além de ser perigoso para as crianças, é infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 e dá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As normas da legislação de trânsito estabelecem que as crianças devem sair do carro sempre pelo lado da calçada. As crianças só podem andar no banco da frente a partir dos dez anos, e cinto de segurança deve ser usado por todos, independentemente da idade.
Além disso, crianças de até um ano devem ser transportadas no bebê conforto. Até os quatro anos, o transporte deve ser feito em uma cadeirinha. Dos quatro aos sete anos, as crianças devem ser levadas no assento de elevação.
G1 // AO