O Bahia está próximo de ter um time de futebol feminino. A diretoria tricolor negocia uma parceria com o São Francisco do Conde, equipe sediada na Região Metropolitana de Salvador e que atualmente é a única representante baiano na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria.
A tendência é que a parceria seja oficializada a partir da próxima temporada. Segundo o vice-presidente do Bahia, Vitor Ferraz, o São Francisco do Conde procurou o Tricolor em busca de apoio para a disputa do Brasileirão. Com a aproximação, foram feitos contatos para que os dois clubes se unam em uma equipe feminina a partir de 2019.
– Estamos conversando com eles. Nos pediram uma ajuda para a disputa do Brasileiro, mas estava muito próximo da competição, não pudemos formalizar uma parceria imediata. Mas a gente deu uma ajuda a eles em fornecimento de material para jogo e treino, camisas, shorts, meiões, agasalhos. Vamos fazer também, através da empresa que presta consultoria ao Bahia, um projeto de captação de verbas e incentivos. A partir do ano que vem, teremos uma parceria formal, atendendo aos requisitos da Federação [Bahiana de Futebol] e da CBF. Esse primeiro movimento é mais uma ajuda – disse o dirigente tricolor.
Com a parceria, o São Francisco seguiria sediado em São Francisco do Conde, mas passaria a contar com apoio logístico e estrutural do Bahia. Com a sociedade, o Tricolor cumpriria um dos requisitos do Profut, que exige que times que aderiram ao programa invistam no futebol feminino.
– A gente ainda vai discutir de maneira mais firme essa parceria, mas a princípio seria a manutenção da estrutura como funciona hoje. O que pudermos oferecer para melhorar as condições, faremos. Mas não seria internalizar essa estrutura do São Francisco do Conde no Fazendão.
O São Francisco do Conde estreia no Campeonato Brasileiro Feminino nesta quarta-feira, às 17h30, contra o Corinthians, em Itaquera. Na temporada passada, o time baiano foi sétimo colocado no Grupo 1, a frente apenas do Grêmio.
GE // ACJR