Política

ACM Neto 'desrespeita o direito das crianças e das mulheres trabalhadoras', diz Hilton Coelho

O vereador pontuou com base em dados do IBGE 2012 e matrículas do Censo 2014

NULL
NULL
Presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Hilton Coelho (PSOL) classificou, com base em dados do IBGE 2012 e matrículas do Censo 2014, como “uma vergonha para a administração de ACM Neto” a posição da capital baiana no ranking nacional. 
 
“Atestam a falta de prioridade dada ao tema. Salvador ficou na 22ª posição entre as 27 cidades avaliadas. Já para a modalidade pré-escola, destinada a crianças de 4 e 5 anos, Salvador cai ainda mais na colocação e fica em antepenúltimo, na 25ª posição. Não há argumentos que possam se sobrepor a essa verdade incontestável”, disse.
 
O socialista detalha que “creche é um direito constitucional. Além de um direito da criança, a creche deve ser concebida pelo poder público como uma política pública para reduzir a sobrecarga imposta socialmente às mulheres trabalhadoras, garantir a sua permanência no mercado de trabalho, mantendo assim a sua autonomia econômica.
 
Pesquisa realizada pelo SOS Corpo, em 2012, aponta a falta de vagas em creches como um grave problema vivido pelas mulheres em todas as nove regiões metropolitanas pesquisadas, entre elas a Região Metropolitana de Salvador”.
 
Foto: Reprodução / Câmara Municipal de Salvador