Os ônibus voltaram a entrar no bairro de Pero Vaz, na manhã desta quarta-feira (11), depois de uma tentativa de incêndio a um coletivo na tarde de terça-feira (10). No entanto, o final de linha segue improvisado no Conjunto Bahia, no bairro de Santa Mônica.
A decisão de não entrar no bairro na tarde de terça ocorreu após um traficante conhecido como 'Chantal', apontado como líder do tráfico de drogas em Pero Vaz e suspeito de ordenar ataques a ônibus na região, foi preso. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o policiamento foi reforçado no bairro.
No celular do suspeito, segundo a polícia, foram encontradas fotos de cartazes que estavam sendo produzidos com pedidos de justiça pelas mortes de três comparsas da mesma quadrilha, na segunda-feira (9), durante confronto com guarnições das Rondas Especiais (Rondesp). Na ocorrência, a SSP disse que duas pistolas e um revólver foram apreendidos.
Ataque frustrado
De acordo com a polícia, a tentativa de incendiar os coletivos na Pero Vaz foi frustrada após a chegada de agentes da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade), 2ª Delegacia Territorial (DT/Lapinha), Grupo de Repressão a Roubos em Coletivos da Polícia Civil (Gerrc) e da Rondesp.
Na ação duas mulheres e três homens foram detidos. O grupo que participou da ação, conforme a polícia, ordenou aos motoristas dos ônibus que atravessassem os veículos na rua e levaram as chaves dos coletivos.
A ação ocorreu um dia após três homens morrerem em confronto com policiais militares na Liberdade, bairro vizinho ao Pero Vaz. A polícia ainda apura o que provocou a situação e não confirmou se os casos têm relação.
Fonte: G1 // AO