Após criar polêmica e protesto, os vereadores de Rio Branco aprovaram por 10 votos contra 3, nesta quinta-feira (5), o Estatuto da Vida e da Família, que exclui casais homoafetivos do conceito de família.
Logo no início da sessão, representantes da comunidade LGBT + levaram cartazes e protestaram contra a lei. A discussão foi suspensa e retornou por volta de 12h20.
O vereador da base do prefeito, Rodrigo Forneck, chegou a propor algumas emendas ao texto original, porém, não foram aprovadas. A lei estabelece a definição de família e as diretrizes políticas voltadas para a valorização e direitos da família.
Os manifestantes acompanharam toda a sessão. Apenas o vereador Rodrigo Forneck (PT), Jakson Ramos (PT) e Eduardo Farias (PCdoB) foram contra o texto original da lei. Sendo aprovada pela casa por 10 votos.
O presidente da Casa, Manoel Marcos chegou a dizer que o projeto tramitava há 30 dias na Câmara e que o objetivo era encaminhar a lei ao prefeito Marcus Alexandre, antes que ele deixe o cargo para concorrer as eleições deste ano. O texto agora segue para sanção.
G1 // ACJR