Brasil

Mais de 100 venezuelanos são levados de Roraima para SP

Ao todo, 116 pessoas foram conduzidas por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo

NULL
NULL

SÃO PAULO, 05 ABR (ANSA) – Imigrantes e refugiados venezuelanos que estavam abrigados em Roraima iniciaram, nesta quinta-feira (5), o processo de transferência para outros estados do Brasil.   

Ao todo, 116 pessoas foram conduzidas por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo. No entanto, até sexta-feira (6), 267 venezuelanos serão levados à capital paulista e a Cuiabá.   

Em São Paulo, eles serão alojados em um Centro Temporário de Acolhida (CTA), no abrigo Missão da Paz e na Casa de Passagem Terra Nova.   

Além disso, há uma parceria entre o governo federal, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer cursos profissionalizantes e ajudá-los a conseguir emprego.   

A Casa Civil também anunciou a liberação de R$ 190 milhões para auxiliar os venezuelanos. A verba será utilizada para assistência emergencial e acolhimento humanitário.   

O processo de interiorização é uma iniciativa do próprio governo para conter o fluxo migratório de venezuelanos na fronteira com Roraima. Segundo estimativas, cerca de 400 cidadãos da Venezuela entram no Brasil pelo estado diariamente. Além disso, a capital Boa Vista conta com mais de 50 mil imigrantes e refugiados.   

Ansa // ACJR