Política

Petrobras confirma fechamento de fábrica de fertilizantes no Polo Petroquímico de Camaçari

Encerramento das atividades da unidade, preocupa cerca de 700 trabalhadores, que temem demissões.

NULL
NULL

Petrobras anuncia fechamento de fábrica de fertilizantes no Polo Petroquímico de Camaçari (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A Petrobras anunciou que vai fechar a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), que fica no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador. A medida pode impactar no emprego de 700 trabalhadores. A fábrica está instalada no local desde 1971.

A Petrobras alegou problemas financeiros. Somente em 2017, conforme a empresa, a fábrica, que produz principalmente amônia, ureia e gás carbônico, teria dado um prejuízo de R$ 200 milhões.

No local atuam 404 funcionários terceirizados, que podem ser demitidos, e outros 295 funcionários concursados, que podem ser transferidos para outras unidades da estatal.

O Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) contesta as informações da Petrobras sobre prejuízos causados pela unidade.

"Pagamos por ano à Petrobras R$ 500 milhões só em gás natural, que é apenas uma das matérias-primas para a fabricação dos nossos produtos. Então, se por um lado a Petrobras alega que a Fafen dá prejuízo, por outro lado ela mesmo lucra vendendo o preço sobretaxado", afirmou Jailton Barbosa, presidente do sindicato.

Em nota, a Petrobras informou que vai fazer o possível para transferir todos os concursados para outras unidades da estatal. Já com relação aos terceirizados, a Petrobras informou que a responsabilidade é das empresas contratadas.

A estatal disse, ainda, que o abastecimento de ureia vai ser feito por importação, sem prejuizo para as companhias de adubo.

Da redação com informações do G1 // AO