Política

Caravana de Lula é barrada por militantes pró-Bolsonaro

A ação foi atribuída a ruralistas e militantes que apoiam o pré-candidato ao Planalto Jair Bolsonaro (PSL)

NULL
NULL

Foto: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas

Em Bagé, no sudoeste do Rio Grande do Sul, ponto de partida da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Sul brasileiro, uma surpresa desagradável atrapalhou os planos da comitiva nesta segunda-feira (19).

Segundo o jornal Folha de São Paulo, caminhões e tratores bloquearam o acesso à Universidade Federal dos Pampas, onde o petista faria seu primeiro pronunciamento. A ação foi atribuída a ruralistas e militantes que apoiam o pré-candidato ao Planalto Jair Bolsonaro (PSL).

Os manifestantes avançaram contra a caravana e obrigaram o grupo a utilizar uma via marginal do campus. Por segurança, Lula discursou apenas oito minutos em um carro de som menor, que estava ao lado do ônibus, diferente do que havia sido programado. Os organizadores avaliaram os riscos e cancelaram a apresentação em um palanque maior que deixaria o ex-presidente mais vulnerável.

“Confesso que saio triste daqui. Porque não vi empresário ofendendo a gente. O que vi aqui foi pobres [sic] e trabalhadores, que, às vezes, estão até desempregados ganhando alguma coisa para ofender a gente”, disse o presidente que chamou de direita fascista o grupo que tentou impedir a visita por meio de ação junto ao MP.

“Essas pessoas deeriam ter feito o protesto quando a gente criou a universidade”, arrematou.

Fonte: Bahia.ba // AO